Tatiana de Castro Abreu Pinto

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) da UFRJ, e atualmente atua como Professora Adjunta de Microbiologia Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj), chair do comitê Young Leaders Circle da American Society for Microbiology (ASM), e um dos Emerging Leaders in International Infectious Diseases pela International Society for Infectious Diseases (ISID). Foi Young Ambassador of Science to Brazil pela ASM no período de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, sobretudo em métodos para a caracterização molecular de cocos gram-positivos utilizando técnicas moleculares. Desde 2017 também coordena iniciativas de Popularização e Divulgação Científica, como o projeto de extensão ASM/UFRJ International Student Chapter e o projeto DivulgaMicro. Atua principalmente nos seguintes temas: Resistência a antimicrobianos, Virulência e Diversidade molecular de bactérias, Comunicação e Divulgação Científica.