Silvia Maria Baeta Cavalcanti

Possui graduação em Ciências Biológicas Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado pelo Public Health Agency (Londres, Inglaterra, 2000). Atualmente é professora titular da disciplina de Virologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora do programa de desenvolvimento Institucional (PDI) da Proppi/UFF ( Proreitoria de pesquisa e pos graduação da UFF), coordenadora do Programa de gerenciamento de equipamentos e laboratórios multiusuarios Proppi UFF/Finep e coordenadora do programa de pós-graduação em microbiologia e parasitologia aplicadas (PPGMPA) do Instituto Biomédico (2011 a 2017). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando e orientando principalmente nos seguintes temas: HPV,MCPyV, EBV, câncer, neoplasia e diagnóstico laboratorial. Destacam-se os estudos de epidemiologia molecular e diagnóstico virológico. Além dos estudos em vírus e câncer, desenvolve projetos na área de arboviroses (em Zikavírus congênito) e epigenética do câncer, em especial, pesquisas sobre metilação gênica.

Clique aqui e acesse o Currículo Lattes.

FacebookInstagram