Dia: 05/06/2018
Horário: 15:30h – 17h
Moderador: Liana Portugal
Palestrantes:
Isabel Antunes (MFL/UFF) – tema: Neurociências e Saúde Pública: efeito de advertências sobre o impacto emocional de alimentos ultra-processados
Resumo: Diversos estudos sugerem que depois do tabagismo, as principais causas evitáveis de câncer estão relacionadas à alimentação. Populações expostas a alimentos altamente processados, prontos para consumo ou prontos para aquecer, com alto teor calórico e baixo valor nutricional estão mais vulneráveis ao desenvolvimento de câncer e de outras doenças crônicas relacionadas. Pretendemos apresentar evidências de como as advertências textuais são capazes de promover modificações motivacionais que modulem a avaliação subjetiva frente à imagem de um alimento de alto valor energético e baixo valor nutricional.
Patrícia Henriques (Faculdade de Nutrição/UFF) – tema: Sistema alimentar, práticas alimentares e obesidade infantil
Resumo: Pretende-se discutir a relação entre o aumento da prevalência da obesidade infantil, o sistema alimentar vigente e a mudança das práticas alimentares, especialmente pelo aumento no consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas, fomentada por corporações transnacionais que disputam a hegemonia sobre o mercado, vulnerabilizam grupos populacionais e desvalorizam alimentos regionais produzidos localmente.