Laura Maria Andrade de Oliveira

Doutora em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), Mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFJF (2011). Atuou como professora substituta de Microbiologia no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF (2018-2019) e atualmente é professora substitua de Microbiologia na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (2019-2020). É a atual Young Ambassador of Science to Brazil pela American Society for Microbiology (ASM) e membro do comitê Young Leaders Circle da ASM (gestão 2018/2021). Possui experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, especialmente em métodos utilizados para a caracterização molecular de bactérias, incluindo PCR (reação em cadeia da polimerase) convencional e PCR quantitativa em tempo real (real-time PCR), sequenciamento, PFGE (eletroforese em campo pulsado), DGGE (Denaturing Greadient Gel Electrophoresis), MLST (Multilocus Sequence Typing), e MALDI-TOF MS (Matrix Assisted Laser Desorption/Ionization Time of Flight Mass Spectrometry). Desde 2017 também participa de iniciativas de Popularização da Ciência e Divulgação Científica, como o projeto de extensão ASM/UFRJ International Student Chapter e o projeto DivulgaMicro. Atua principalmente nos seguintes temas: Caracterização fenotípica e molecular de cocos Gram positivos, Resistência a antimicrobianos, Virulência e Diversidade molecular de bactérias, Comunicação e Divulgação Científica.