Como escolher um bom modelo animal para o estudo de doenças humanas?

Palestrante:
Caroline Fernandes dos Santos Bottino (Polo Nova Friburgo/UFF).

Minicurso teórico
Carga horária: 4h
Local:
Horários:

Terça-feira (26/05/2020) – 8:00-10:00
Quinta-feira (28/05/2020) – 8:00-10:00

Resumo: Algumas espécies são utilizadas para o estudo do desenvolvimento e da progressão de doenças, assim como para o teste de novos tratamentos, antes da sua aplicação em humanos. Contudo, para que o estudo com modelos animais seja transponível aos seres humanos, o animal deve mimetizar da forma mais próxima o possível as características fisiopatológicas e a progressão da doença humana. Neste curso, será
discutido o que é um modelo animal, as diferentes formas de indução de uma doença, assim como as vantagens e desvantagens no uso de alguns modelos. Espera-se que o curso seja dinâmico, onde a plateia participe compartilhando a sua experiência. Àqueles que não possuem vivência com modelos animais, o curso trará luz à questões importantes que poderão nortear a escolha futura de um modelo animal em sua pesquisa.

FacebookInstagram