Coordenação: Walter Lilenbaum (MIP/UFF)
Palestrantes:
Gabriel Mendes de Souza Martins
Bruno Cabral Pires
Lucas Francisco Leodido Correia
Thaís Brasil Silveira
Anahí Souto Vieira
Curso: teórico/prático
Carga horária: 8h
Vagas: 15
Local: Sala 02 e Laboratório D do MIP
Horário:
Segunda-feira (04/06/18) – 13:00-17:00
Terça-feira (05/06/18) – 08:00-10:00
Quarta-feira (06/06/18) – 08:00-10:00
Resumo: Dentro da Medicina Veterinária a imunologia é responsável pelo estudo dos componentes do organismo que oferecem proteção ao animal. Ainda que formado por uma complexa rede de interações, componentes como anticorpos são facilmente detectados através de testes baseados em reações com antígenos.
Para a confirmação exata do curso de um processo infeccioso, a demonstração do patógeno é necessária, entretanto, nem sempre é possível realizar tal pesquisa uma vez que há falta de sensibilidade nos métodos aplicados, falhas técnicas e também a demora na liberação dos resultados devido a dificuldade de cultivo de alguns agentes.
Desta forma, a aplicação de testes sorológicos é acrescenta as informações necessárias para que o clínico consiga elucidar o processo patológico em curso através da interpretação dos sinais clínicos; identificando as fases da doença discriminadas através de anticorpos; avaliar a eficácia da terapêutica e; verificar o agravamento da patologia.
Pretende-se com esse minicurso apresentar métodos imunológicos para estudantes de graduação em Medicina Veterinária, sendo este um conhecimento imprescindível para a formação destes, uma vez que há o envolvimento direto com esses métodos, os quais são muito utilizados em trabalhos experimentais e também para a melhor compreensão dos mesmos, pois estes são largamente encontrados em vários ramos das ciências biológicas.